terça-feira, 31 de outubro de 2017

Hiatus

Primeiramente, o que é o HIATUS?
HIATUS = Palavra usada como significado de "dar um tempo" ou "voltaremos em breve" (Entrar em Hiatus = Dar um tempo)

Basicamente é o que eu faço aqui no blog, fico séculos sem aparecer e volto como se nada tivesse acontecido! KKK
Como leitores, o nosso pior terror é ver a palavra "Hiatus" na frente do título da história que tanto amamos, mas como autores, sabemos que muitas coisas podem ocasionar essa pausa na obra.

E hoje falarei um pouquinho sobre essa pausa que nós escritores às vezes damos... Sei que já posso ter falado por aqui que acredito que escrever é um trabalho sério e a partir do momento que postamos em algum site, seja fanfic ou seja história original, temos um compromisso com o leitor.

Mas a questão hoje é um pouquinho além, quero falar sobre planejamento e umas coisinhas mais.

Vou começar falando sobre empolgação, mas não uma empolgação comum, uma empolgação que eu ando vendo muito no grupo do Nyah do facebook. Geralmente, quando alguém posta uma fanart ou alguma foto que dá uma ideia maravilhosa de história, já vem alguém pedindo fanfic sobre aquilo, até aí, não tem problema algum, certo?

Só que eu percebi que fotos, por mais banais que sejam, estão virando motivo de "temas de história", o que eu acho um pouco preocupante. Para não ficar tão confuso, vou dar um exemplo; teve um dia que eu estava olhando o facebook e me deparei com um vídeo de um casal, um rapaz estava fazendo abdominais enquanto uma moça segurava os pés dele para auxiliá-lo no exercício e toda vez que o rapaz completava o movimento da abdominal, ele dava um selinho nela. Fofo, não?

A questão é que não demorou muito para surgir pessoas pedindo fics disso, o que na realidade não tem problema algum, mas que parando pra pensar, se o tema principal da história for esse, a pessoa terá que fazer um enredo todo bem bolado, pensar em começo, meio e fim, além do clímax e tudo o que uma história completa tem que ter, para simplesmente colocar uma única cena dessa no meio da fanfic, porque é impossível que esse vídeo tenha conteúdo para um tema completo de uma história. (dei esse exemplo porque eu achei essa cena tão fofa na época que acrescentei na minha história Indigente)

Sei que pode parecer meio bobo falar desse assunto, principalmente porque nem todas pessoas exigem fanfics baseadas apenas em uma foto, só que a questão é que eu percebi que muitas pessoas vão na onda dessas que pedem as histórias quando surge alguma foto legal. E depois de um tempo, eu percebi uma certa correlação, muitas dessas histórias que estão em hiatus/abandonadas, vi que eram histórias postadas no "calor do momento", entendem?

Também sei que eu repito muito isso por aqui, mas nunca será demais dizer que a gente deve escrever o que a gente acredita, escrever o que a gente sente e o que a gente ama. Não basta só escrever porque vamos achar que tal coisa tem público ou não, porque não vamos nos realizar dessa maneira.

E a questão do planejamento que eu citei lá em cima, é do fato de não postarmos mais do que uma história de uma vez, de fazer tudo aquilo que eu sempre prego: uma linha do tempo, criar nossos personagens com antecedência e a sua história, já ter ideia de alguns acontecimentos ao longo do enredo, não precisa ser todos, mas só os mais importantes pra sabermos se a história vai ou não dar certo e aí sim escrevemos e até podemos pensar em postar.

Não se esqueçam, furos de enredo é um dos erros mais comuns, porém, um dos mais difíceis de ser evitado, porque ele precisa de muita atenção nossa. Aliás, tudo da história depende de nós, escritores, então não vamos cair na onda de qualquer pessoa ou até mesmo um grupo de pessoas que pedem temas aleatórios e rasos para as nossas histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário