segunda-feira, 24 de março de 2014

Academia não é para gordos...

Ok, esquisito eu vir falar com vocês de um tema nada convencional desse blog, e o mais esquisito ainda é esse título da postagem, é claro que não é uma verdade, usei-o somente para chamar atenção.

Mas enfim, acho interessante retomar àqueles tempos de quando eu fazia academia, eu já cheguei a citar isso aqui algumas vezes, mas agora é oficial, eu não faço mais academia. Sei que estão pouco se lixando, mas parei para analisar algumas coisas na nossa vida, e eu gostaria de compartilhá-las com vocês...

Bom, a academia que eu frequentava, não era das mais caras, então não tinha muito luxo, e tinha bastante pessoas simples como eu lá, mas todas (pelo menos a maioria) muito simpáticas. É claro que tinha algum grupo de "gostosonas" que nunca falavam comigo, que não respondia meus cumprimentos, e sempre passavam reto sem ao menos olhar na minha cara.

Mas não posso falar mal delas, não conheço-as realmente para julgá-las, enfim, onde eu quero chegar, é que por mais que a força de vontade de frequentar a academia tem que ser da minha parte, não podemos fazer o impossível, que para mim era tentar encaixar a academia numa rotina onde eu não tinha tempo.

Pra começar, sempre li muitos artigos relacionados à saúde e sobre academia, e o mais correto é começar o dia com algum tipo de exercício físico, ou fazer academia de manhã, e alguns profissionais dizem que caso a pessoa tenha uma rotina muito puxada, se o único tempo disponível para fazer academia for a noite, é preferível que ela durma uma noite completa (8 horas para adulto), do que fazer academia a noite, porque fazendo exercícios na parte noturna, você cansará mais, porque seu corpo já se cansou durante o dia e a noite seu corpo já está sem forças e é mais propício a ter lesões e outros tipos de problemas, ou seja, é preferível que a pessoa durma, porque dormir faz muito bem à saúde e vocês nem imaginam o quanto.

Bom então fica a dica pra pessoas que tem rotina muito corrida, vale mais dormir melhor, do que se matar na academia e desanimar rápido, como eu fiz, e ainda perdi dinheiro a toa... E bom, não quero que fiquem com uma impressão errada de mim, de que só estou dando uma desculpa esfarrapada para não fazer exercícios. E para provar, queria dizer para vocês que com a minha rotina anterior, eu somente engordei dentro da academia, porque eu jantava depois que chegava da academia, e chegava com MUITA FOME, e acabava comendo mais do que devia, e a noite, devemos evitar comer tanto, principalmente comidas pesadas, porque engordamos se formos dormir enquanto nosso corpo faz digestão...

Ok. Retomando o foco de tudo, agora, depois de uns meses, depois de me queixar tanto do meu peso, decidi tomar uma iniciativa, nada que envolvia missões impossíveis como ir na academia regularmente, mas ao menos corrigir hábitos ruins que eu tinha. E eu queria que isso servisse de inspiração pra você, que também os comete. Então vamos fazer uma listinha deles:

          01. Nunca mais tomar refrigerante: Bom, no dia 12 de setembro de 2013, decidi que nunca mais tomaria refrigerante na minha vida, é claro que eu já tinha tentado tomar essa decisão antes, mas eu sempre me deixava levar pelas pessoas que falavam "toma só um golinho que não faz mal" e acabava não conseguindo passar de só um gole. Mas depois dessa data, eu consegui realizar essa promessa, e até agora, contando pela data dessa postagem, faz quase 7 meses que não tomo refrigerante, mas é claro, não venham pensando que é fácil pra mim, porque imagina conviver numa casa onde tem churrasco toda a semana, e sempre tem refrigerante na geladeira. É terrível, principalmente ouvir seu irmão rindo perguntando o porquê de você estar tomando água num churrasco. Mas não precisamos ser tão radicais, teve gente pra qual eu falei que não tomava mais refrigerante, simplesmente me disse que não conseguia viver sem refri, então minha dica é conciliar, tomar só nos finais de semana ou em festas e reuniões com os amigos, ou também se enganar com sucos de frutas, sucos ouviu? Tang ou MID não valem, e são tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Mas sobre os sucos naturais, é claro que é sem açúcar!

          02. Beber mais água: É uma coisa tão simples, mas quando se conhece os benefícios que a água traz, você não consegue mais viver sem. Só que ainda é triste pensar que existem pessoas que quase não tomam água, como aquelas que vivem a base de refrigerantes, leite, bebidas alcoólicas e etc., e tomam água só quando sentem muita sede, ou pior, tomam refrigerante quando sentem muita sede. Porque a água previne 80% das doenças, mas dê uma lida nos principais malefícios de ficar sem água: azias, artrites, dores lombares, angina, enxaqueca, prisão de ventre, pressão alta, asma, diabetes tipo II, câncer na bexiga, retarda o metabolismo, estresse, e muitos outros. Devemos beber no mínimo dois litros de água por dia, quanto você bebe?

          03. Diminuir a quantidade de comida: Bom, também é uma coisa que todos podem fazer, eu sempre comia duas pratadas, exagerava no churrasco (toda semana), e eu sempre comia em dobro, e depois de ler mais sobre digestão e coisas do tipo, entendi que quando começamos a mastigar algo, nosso cérebro manda uma mensagem para o resto do nosso corpo, e assim começamos a produzir o suco gástrico, e leva um tempo até nosso corpo sentir uma sensação de saciedade, então se estivermos com muita fome, queremos comer muito, e isso é o errado, eu ficava muito tempo sem comer, e queria comer duas vezes mais depois, só que eu percebi que comendo menos, e mastigando mais, demorou um pouco, mas logo senti que não queria mais comer, ou seja, mastiguei melhor, e com menor quantidade, me senti satisfeita. Mas essa dica serve para os doces também, é sempre bom dar uma maneirada...

Mas agora, depois de falar muito, eu quero ser breve, dentro da academia, engordei 2 kg, e fora da academia, emagreci 5 kg, somente fazendo essas regrinhas básicas, mas não deixando de comer o que eu gosto, churrasco, salgadinhos, coxinha, etc...

Talvez eu venha mais para frente para falar novamente desse tema com vocês, porque é um assunto que dá muito o que falar, porque hoje em dia as pessoas querem alcançar a perfeição rapidamente, mas acabam desistindo rápido por conta de seus hábitos ruins, mas eu estou contente com meus resultados. E o melhor de tudo, é quando sua melhor amiga(o) diz que você emagreceu e pergunta se você está de dieta e você simplesmente responde.

"nenhuma, como tudo o que quero, e tenho vontade"



2 comentários:

  1. é claro que funciona, porém, boa parte de todos que estão lendo este post, sabem disso, mas, não conseguem se firmar na iniciativa que ja tiveram varias e varias vezes... algumas pessoas ~como eu~ precisam de um certo "incentivo" para permanecer/persistir em alguma coisa que inicio, amigos próximos, parentes ou seu/sua parceiro(a) que façam lado a lado contigo, levando como se fosse uma "competição", porém, uma competição saudável, sem visar ganhar ou perder, e sim, motivar e participa.
    PS.: essa tal decisão no dia 12/09 teve alguma influencia com algo que aconteceu no dia 11/09?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor anônimo -só que não, eu não falei nada mais do que muita gente já sabia, só falei algumas coisinhas extras como o baixo consumo de água pode afetar a gente, e tem muita gente que ainda se recusa a não tomar água, mas continuando, eu sempre começava uma dieta sem nenhum incentivo, porque vontade de mudar eu tinha, mas eu não tinha uma base, e nenhuma pessoa exemplo por perto para me espelhar e me dar dicas, então sempre que eu começava a dieta, eu não aguentava, porque sempre me falavam "come só um pedacinho" ou "toma só um golinho" no caso dos refrigerantes, só que pensei bem, e vi que aquele golinho ou pedacinho realmente faria mal pra mim, porque aquilo me viciaria, e me faria querer cada vez mais, ou seja "o que o olho não vê, o estômago não deseja", e também, levei em conta de que da garganta pra baixo, é tudo a mesma coisa, o sabor acaba, e o que resta? Só prejuízos ao corpo... E por mais que eu não goste de competições, nunca testei competir com alguém sobre quem perde mais peso, ou nada do tipo, porque partiu completamente de mim a vontade de mudar. É claro que foi bem difícil, porque no começo, você percebe que muita gente zoa, tenta fazer você desistir, e está aí onde temos que ser fortes, no momento que alguém zoa você, você continua na sua, não cai na tentação, e a sua força vai ser aquele corpo que você tanto deseja em mente... Não sei se esqueci de citar algo aqui, mas pra finalizar, respondendo a sua pergunta, o evento do dia anterior teve TOTAL influência é claro! Eu até entrei na academia no dia 12, e eu estava bem animada, viu, porque eu lembro que uma certa pessoinha também ia pra academia... Então posso dizer que quem deu meu primeiro empurraozinho pra mudar foi você. ♥

      Excluir